A Biblioteca Pública do Estado da Bahia através do Setor Audiovisual, em comemoração ao 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, vai homenagear diversos intérpretes da música negra no período de 05 a 30 de novembro, das 8h:30m às 18h, com o tema Swing Negro.
A exposiçao constará de fotografias, biografias, além de discos de vinil e compactos que o público terá a oportunidade de ouvir. Shows e Clipes musicais em Cd's e dvd's também farão parte da mostra. Na oportunidade artistas como Elza Soares e Wilson Simonal serão homenageados no evento que disponibilizará ainda cabines individuais para os usuários. Acesso livre - Setor de Audiovisual.
Com informações da Agecom
Fórum de Educação Quilombola Bahia
Promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, vai ser realizado nos dias 5 e 6 de novembro no Hotel Vilamar, visando a discussão da realidade educacional das comunidades quilombolas e o objetivo de discutir diretrizes para a construção de uma política pública que atenda a demanda dessa população. A proposta é de criação de um projeto pedagógico diferenciado,visando dar mais visibilidade às influências étnicas africanas na formação social do Brasil.
Em nível de Brasil, mais de 1.300 comunidades remanescentes de quilombos foram certificadas até o mês de setembro de 2009 pela Fundação Palmares, sendo que 297 se encontram na Bahia, onde, há uma estimativa de existência de mais de 500 comunidades.
Fonte: Agecom
Em nível de Brasil, mais de 1.300 comunidades remanescentes de quilombos foram certificadas até o mês de setembro de 2009 pela Fundação Palmares, sendo que 297 se encontram na Bahia, onde, há uma estimativa de existência de mais de 500 comunidades.
Fonte: Agecom
Exposição de Rodin em Salvador
Salvador vai abrigar a partir do dia 27 de outubro, 62 obras originais de Auguste Rodin, no Palacete das Arte, na Graça. As esculturas foram cedidas pela primeira vez para uma exposição prolongada, segundo o secretário de cultura do Estado da Bahia.O público vai poder conferir até dezembro, a princípio gratuitamente, 62 obras originais, como a Eva de Rodin criada em 1881, com 1,74 m pesando 93 quilos, caracterizada pelos braços dobrados sobre o peito e o rosto baixo, num gesto de vergonha. O traslado envolveu muita técnica e cuidado, no intuito de preservar as peças de qualquer desgaste.
Para o secretário, um fator que pesou bastante para a vinda da exposição foi a segurança no museu, definido como o mais seguro da Bahia. Por outro lado, o Secretário Nacional de Cultura entende que a frequência de público nesses espaços visitados apenas por 7% da população, será estimulada.
Fonte:AGECOM.
Horário de Verão
Caracterizando-se pelo adiantamento dos relógios em uma hora em determinada região, teve início no dia 18 de outubro à meia-noite. Conhecido num termo inglês como Daylight saving time, ou em linguagem britânica Summer Time, ou Ora legale para os italianos. Válido até 21 de fevereiro de 2010, para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.Algumas correntes acreditam que a concepção de um horário alternativo, deriva da tentativa de Benjamin Franklin em reduzir o número de velas consumidas em seus trabalhos noturnos. Resolvendo, assim, acordar mais cedo, e sugerindo sem sucesso, um método para que outros moradores seguissem o mesmo caminho. Tempos depois, na primeira década do século XX na Inglaterra, houve uma tentativa de ajustes dos relógios que fracassou. A prática foi adotada inicialmente pela Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial. Em seguida, outros países resolveram fazer o mesmo, deixando de utilizá-lo logo depois. Quando a Segunda Guerra Mundial se tornou uma realidade, os países aliados e do eixo resolveram adotá-lo.
Visando retoricamente aproveitar a luz natural para economizar energia elétrica, ao racionalizar o seu uso, o que é relativo, principalmente nos horários de pico. No Brasil, a sua utilização remonta a 01 de outrbro de 1931, com o Decreto 20.466, abrangendo todo o territótio nacional. Vigorou de 03/10/1931 até 31/03/1932. Com o decorrer do tempo, após algumas mudanças e decretos, a sua abrangência sofreu variações.
Alguns questionam a sua eficácia, na medida em que se faz necessário iluminar os ambientes mais cedo, outros, a exemplo de um professor universitário em Boston, afirmam que os reais motivos residem no setor lojista e petrolífero. Além de contribuir para o aquecimento global, com a incidência precoce de carros com sistema de refrigeração nas ruas.
O horário antes definido a cada ano, e hoje estabelecido por um decreto presidencial, agora tem data fixada para a sua vigência: anualmente, no terceiro domingo do mês de outubro, e encerrando no terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte. Exceto quando coincidir com o carnaval, sendo automaticamente prolongado por mais uma semana.
Uma lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 24 de abril de 2008, reduziu de quatro para três, o número de fusos horários usados no Brasil. Com a mudança, o Acre então com duas horas a menos, passou a ter apenas uma em relação à Brasília. O Pará que tinha dois fusos passou a ter apenas um.
FontesSites:Brasil Escola; Divisão Serviços da Hora; Jornal O Florense; Wiikipedia;G1.II Festival Anual da Canção Estudantil
O evento que homenageou Raul Seixas, realizou a sua final no dia 23 de outubro na Concha Acústica, e foi vencida por Sivaldo dos Santos, um estudante do EJA de 40 anos,do Colégio Estadual Letice Oliveira Maciel, na cidade de Seabra. Os vencedores do II FACE foram: primeiro lugar, a música "Cultura Ameaçada", na categoria melhor música, o segundo lugar foi para a composição "Obra Prima", de Moabe Silva, o terceiro lugar ficou com Jefferson Laerte Benevides, com a música "Zumbi", escolhido como melhor intérprete masculino. Na categoria melhor intérprete feminino ganhou Rafaela Alves, com a música "uma Canção Sem Nome".
Assim como a primeira edição, esta também se caracterizou pela apresentação de vários estilos musicais. Foram 15 canções por Direc, num total de 495 músicas disputando três etapas. O sucesso do Festival pode ser sentido através dos números levantados pelo Secretário Estadual de Educação. Mais de um milhão de estudantes oriundos de mil instituições de ensino de 362 municípios baianos se inscreveram. Certamente um incentivo para milhares de jovens e estudantes que sonham com um inserção no mundo artístico.
Fonte: AGECOM.
Assim como a primeira edição, esta também se caracterizou pela apresentação de vários estilos musicais. Foram 15 canções por Direc, num total de 495 músicas disputando três etapas. O sucesso do Festival pode ser sentido através dos números levantados pelo Secretário Estadual de Educação. Mais de um milhão de estudantes oriundos de mil instituições de ensino de 362 municípios baianos se inscreveram. Certamente um incentivo para milhares de jovens e estudantes que sonham com um inserção no mundo artístico.
Fonte: AGECOM.
Internet em Braille
É indiscutível que o advento da internet trouxe mais agilidade à vida do homem. Uma ferramenta importante, com múltiplas funções e aplicações evoluindo numa velocidade surpreendente. Nesse sentido, uma matéria da revista eletrônica Museu despertou a atenção.
Está em fase de construção, um hardware que vai facilitar a vida das pessoas com deficiência visual. O console em Braille é um projeto de pesquisa da Universidade Estadual Paulista (UNESP), em São José do Rio Preto, e visa possibilitar que esse segmento tenha acesso à internet. Embora já existam equipamentos que convertam textos em áudio. É um projeto inovador, e contempla sobretudo a inclusão social.
Projetado inicialmente para computadores de mesa, o equipamento permitirá o acesso a textos em tempo real, sem a necessidade do uso de impressoras especiais. Com o desenvolvimento e apoio das pesquisas essa tecnologia também poderá ser utilizada em notebooks. Após os testes o produto poderá ser produzido em escala comercial
Está em fase de construção, um hardware que vai facilitar a vida das pessoas com deficiência visual. O console em Braille é um projeto de pesquisa da Universidade Estadual Paulista (UNESP), em São José do Rio Preto, e visa possibilitar que esse segmento tenha acesso à internet. Embora já existam equipamentos que convertam textos em áudio. É um projeto inovador, e contempla sobretudo a inclusão social.
Projetado inicialmente para computadores de mesa, o equipamento permitirá o acesso a textos em tempo real, sem a necessidade do uso de impressoras especiais. Com o desenvolvimento e apoio das pesquisas essa tecnologia também poderá ser utilizada em notebooks. Após os testes o produto poderá ser produzido em escala comercial
Acontece no Museu...
CINEMA NO MUSEU CARLOS COSTA PINTO
SETEMBRO de 2009
24/09 - A Doce Vida ... vencendor de 1 Oscar - 15 horas
Diretor: Federico Fellini
Atores: Marcelo Mastroiani, Anita Ekberg, Anouk Aimée]
Gênero: Drama | Duração: 174 min | Ano 1960
Ingressos: R$ 5,00 (preço único)
Av. Sete de Setembro, 2490 - Corredor da Vitória
Palestra
O SIMBOLISMO DAS FLORES NAS ARTES DECORATIVAS
SETEMBRO de 2009
Palestrante: Simone Trindade
Museóloga, Historiadora e Mestre em Artes
Visuais pela Escola de Belas Artes da Ufba
Local: Auditório do Museu Carlos Costa Pinto
Dia: 17 de setembro (quinta-feira)
Horário: 15 horas
Entrada Franca - Será fornecido certificado
Av. Sete de Setembro, 2490 - Corredor da Vitória
RECITAL VILLA-LOBOS
Alunos de Graduação da Ufba
SETEMBRO de 2009
Sob a direção da Profa. Cyrene Paparoti
Local: Auditório do Museu Carlos Costa Pinto
Dia: 19 de setembro (sábado)
Horário: 17 horas
O Recital Villa-Lobos conta com a parceria de
Paparoti Concertos, Escola de Música da Ufba
e Museu Carlos Costa Pinto.
Ingresso: R$ 5,00 (preço único)
Venda: Loja do Museu
Av. Sete de Setembro, 2490 - Corredor da Vitória
Curso
SALVADOR - ASPECTOS HISTÓRICOS E URBANÍSTICOS
OUTUBRO de 2009
O Museu Carlos Costa Pinto apresentará uma nova visão da nossa
cidade, fazendo uma inter-relação entre suas antigas paisagens,
seu povo e sua história.
Você terá oportunidade de saber muitas curiosidades, embarcando
num passeio inesquecível pela cidade do Salvador.
As aulas serão ministradas pelo geólogo e historiador
Prof. Rubens Antonio
Programação
Dia 14/10 - Módulo I
De Ondina ao Porto da Barra
Dia 15/10 - Módulo II
Do Porto da Barra à Praça Municipal
Dia 16/10 - Módulo III
Da Praça Municipal à Água de Meninos
Será Fornecido certificado
Local: Auditório do Museu
Horário: 17:00 às 18:30 horas
Taxa: R$ 30,00 | Estudante: R$ 15,00
Inscrição: Loja do Museu, de quarta a sábado,
das 14:30 às 19:00 horas.
Tel.: 71 3336-6081
Vagas Limitadas.
Av. Sete de Setembro, 2490 - Corredor da Vitória
As programações culturais do Museu Carlos Costa Pinto contam
com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado da Bahia.
SETEMBRO de 2009
24/09 - A Doce Vida ... vencendor de 1 Oscar - 15 horas
Diretor: Federico Fellini
Atores: Marcelo Mastroiani, Anita Ekberg, Anouk Aimée]
Gênero: Drama | Duração: 174 min | Ano 1960
Ingressos: R$ 5,00 (preço único)
Av. Sete de Setembro, 2490 - Corredor da Vitória
Palestra
O SIMBOLISMO DAS FLORES NAS ARTES DECORATIVAS
SETEMBRO de 2009
Palestrante: Simone Trindade
Museóloga, Historiadora e Mestre em Artes
Visuais pela Escola de Belas Artes da Ufba
Local: Auditório do Museu Carlos Costa Pinto
Dia: 17 de setembro (quinta-feira)
Horário: 15 horas
Entrada Franca - Será fornecido certificado
Av. Sete de Setembro, 2490 - Corredor da Vitória
RECITAL VILLA-LOBOS
Alunos de Graduação da Ufba
SETEMBRO de 2009
Sob a direção da Profa. Cyrene Paparoti
Local: Auditório do Museu Carlos Costa Pinto
Dia: 19 de setembro (sábado)
Horário: 17 horas
O Recital Villa-Lobos conta com a parceria de
Paparoti Concertos, Escola de Música da Ufba
e Museu Carlos Costa Pinto.
Ingresso: R$ 5,00 (preço único)
Venda: Loja do Museu
Av. Sete de Setembro, 2490 - Corredor da Vitória
Curso
SALVADOR - ASPECTOS HISTÓRICOS E URBANÍSTICOS
OUTUBRO de 2009
O Museu Carlos Costa Pinto apresentará uma nova visão da nossa
cidade, fazendo uma inter-relação entre suas antigas paisagens,
seu povo e sua história.
Você terá oportunidade de saber muitas curiosidades, embarcando
num passeio inesquecível pela cidade do Salvador.
As aulas serão ministradas pelo geólogo e historiador
Prof. Rubens Antonio
Programação
Dia 14/10 - Módulo I
De Ondina ao Porto da Barra
Dia 15/10 - Módulo II
Do Porto da Barra à Praça Municipal
Dia 16/10 - Módulo III
Da Praça Municipal à Água de Meninos
Será Fornecido certificado
Local: Auditório do Museu
Horário: 17:00 às 18:30 horas
Taxa: R$ 30,00 | Estudante: R$ 15,00
Inscrição: Loja do Museu, de quarta a sábado,
das 14:30 às 19:00 horas.
Tel.: 71 3336-6081
Vagas Limitadas.
Av. Sete de Setembro, 2490 - Corredor da Vitória
As programações culturais do Museu Carlos Costa Pinto contam
com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado da Bahia.
HONORIS CAUSA
Trajando uma beca azul em homenagem à Oxóssi, mãe Stella de Azevedo Santos de 84 anos foi agraciada pela UNEB com o título de Doutor Honoris Causa. Sendo esta a primeira vez que a instituição concede tal honraria a uma mulher.Um reconhecimento à sua luta pelos direitos humanos, sobretudo a igualdade racial.
Fonte: Uneb.
Fonte: Uneb.
Lemarx - Convida: Formação Histórica Parte II - O 18 De Brumario

"O Laboratório de Estudos e Pesquisas Marxistas (LEMARX) convida estudantes, professores, militantes e movimentos sociais para participar do estudo sobre a obra 18 Brumário, de Karl Marx. Trata-se da continuidade do estudo sobre a obra de Marx e Engels, agora em seus aspectos históricos, que o Lemarx está realizando com o objetivo de iniciar o debate sobre a obra mais importante do marxismo, O Capital. Mais informações consultar o cartaz em anexo e a página www.lemarx.faced.ufba.br".
Trio AMALÁ: Temporada de estréia
Gostaríamos de convidar a tod@s para assistir ao show deste nosso novo projeto musical (por favor, divulguem também!):
O QUÊ: TRIO AMALÁ
ONDE: Ponto de Partida, R. da Paciência, n. 263 (próximo à Farmácia Santana), Rio Vermelho
QUANDO: sextas-feiras 4,11 e 18 sempre às 21h.
COUVERT: R$10
O Trio Amalá é um grupo instrumental (contrabaixo acústico, violão, violino),que se propõe trabalhar desde o repertório clássico da MPB, passeando também pelo samba e outros gêneros como o chorinho e outros clássicos de compositores da região Nordeste à música instrumental contemporânea brasileira, incluindo composições próprias. A voz no entanto, pode também fazer parte deste prato musical oferecido pelo grupo.
O nome AMALÁ tem dois importantes significados para este trabalho:
é o nome do prato sagrado do orixá rei da justiça, do raio e do trovão – Xangô, cuja cor é o vermelho;
AMALÁ representa também o conjunto das iniciais dos nomes das pessoas integrantes do trio:
Ângelo Santiago: contrabaixo acústico
MAurício Lourenço: violão e voz
LAilaRosa: violino e voz
O trio é formado por dois músicos baianos e uma musicista pernambucana que se encontraram na Soterópolis e se uniram a partir do desejo de fazer música e compartilhá-la com as pessoas.
O QUÊ: TRIO AMALÁ
ONDE: Ponto de Partida, R. da Paciência, n. 263 (próximo à Farmácia Santana), Rio Vermelho
QUANDO: sextas-feiras 4,11 e 18 sempre às 21h.
COUVERT: R$10
O Trio Amalá é um grupo instrumental (contrabaixo acústico, violão, violino),que se propõe trabalhar desde o repertório clássico da MPB, passeando também pelo samba e outros gêneros como o chorinho e outros clássicos de compositores da região Nordeste à música instrumental contemporânea brasileira, incluindo composições próprias. A voz no entanto, pode também fazer parte deste prato musical oferecido pelo grupo.
O nome AMALÁ tem dois importantes significados para este trabalho:
é o nome do prato sagrado do orixá rei da justiça, do raio e do trovão – Xangô, cuja cor é o vermelho;
AMALÁ representa também o conjunto das iniciais dos nomes das pessoas integrantes do trio:
Ângelo Santiago: contrabaixo acústico
MAurício Lourenço: violão e voz
LAilaRosa: violino e voz
O trio é formado por dois músicos baianos e uma musicista pernambucana que se encontraram na Soterópolis e se uniram a partir do desejo de fazer música e compartilhá-la com as pessoas.
Se você tem interesse nas questões ambientais... dê uma olhadinha!!!
Edição N° 3143 - 09/09/2009 Circulação Nacional Gratuita
O ambientebrasil possui o maior conteúdo sobre meio ambiente da America Latina, veja aqui os temas principais:
Águas - Agropecuário - Biotecnologia - Ecoturismo - Educação - Energia - Estadual - Fauna - Florestal - Gestão - Índios - Mudanças Climáticas - Natural - Resíduos - SMS - UC's - Urbano.
NOTÍCIAS EXCLUSIVAS
- Audiência discute na Câmara inclusão do Cerrado e da Caatinga na Constituição
- Pesquisa conjunta entre Brasil e França avalia transferência de águas entre continente e oceano
Melhora perspectiva para acordo climático da ONU, diz De Boer;
UE corta verba para acordo sobre clima pós-Kyoto;
Reino Unido: clima exige ação de países em desenvolvimento;
Indústria japonesa critica plano de redução de CO2 do novo primeiro-ministro;
Comissões especiais do pré-sal devem ser instaladas até quinta-feira;
Empresários criticam modelo de partilha proposto pelo governo para exploração do pré-sal;
Agência da ONU aumenta previsão de uso de energia nuclear;
No sul do Amazonas, mais de 700 toras cortadas ilegalmente são apreendidas;
Ministro prevê fim do desmatamento causado pela pecuária na Amazônia;
Quer mais acesse www.ambientebrasil.com.br
O ambientebrasil possui o maior conteúdo sobre meio ambiente da America Latina, veja aqui os temas principais:
Águas - Agropecuário - Biotecnologia - Ecoturismo - Educação - Energia - Estadual - Fauna - Florestal - Gestão - Índios - Mudanças Climáticas - Natural - Resíduos - SMS - UC's - Urbano.
NOTÍCIAS EXCLUSIVAS
- Audiência discute na Câmara inclusão do Cerrado e da Caatinga na Constituição
- Pesquisa conjunta entre Brasil e França avalia transferência de águas entre continente e oceano
Melhora perspectiva para acordo climático da ONU, diz De Boer;
UE corta verba para acordo sobre clima pós-Kyoto;
Reino Unido: clima exige ação de países em desenvolvimento;
Indústria japonesa critica plano de redução de CO2 do novo primeiro-ministro;
Comissões especiais do pré-sal devem ser instaladas até quinta-feira;
Empresários criticam modelo de partilha proposto pelo governo para exploração do pré-sal;
Agência da ONU aumenta previsão de uso de energia nuclear;
No sul do Amazonas, mais de 700 toras cortadas ilegalmente são apreendidas;
Ministro prevê fim do desmatamento causado pela pecuária na Amazônia;
Quer mais acesse www.ambientebrasil.com.br
Direitos Humanos

O Museu de Ciência e Tecnologia (MC&T) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) está com inscrições abertas para o 2° Concurso de Fotografia da Primavera, até dia 21 de setembro.
O concurso é uma das atividades da 3ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura (MinC), a ser realizada nos dias 25 e 26 de setembro.
As inscrições para o concurso são gratuitas e realizadas das 9h às 17h na sede do museu, no bairro do Imbuí, em Salvador. As 100 vagas ofertadas têm como público-alvo fotógrafos amadores nacionais e internacionais.
A ideia geral do concurso é refletir sobre o papel dos museus como espaços de valorização da diversidade cultural e do direito à memória, reconhecendo a cultura como um direito humano, expresso nos modos de vida, motivações, crenças religiosas, valores, práticas, rituais e identidades.
As imagens podem ser exploradas em quatro segmentos: diversidade cultural, memória, crenças religiosas e identidades.
De acordo com edital do processo seletivo, cada inscrito pode participar com até duas fotografias, inéditas e que podem ser produzidas em formato digital ou analógico, sendo obrigatória a apresentação dos registros originais.
"Estamos promovendo mais uma edição do concurso devido ao sucesso alcançado no ano passado. E agora inovando, com a exposição em painel eletrônico, o que torna o concurso um marco para o museu", explica Adriana Cunha, coordenadora do setor.
Além da exposição no museu, as fotografias estarão disponíveis virtualmente na internet apenas para visualização. Presencialmente, os visitantes interessados podem participar da votação.
O concurso integra a terceira edição da Primavera dos Museus, evento nacional que acontece em estação do ano que representa o “florescimento cultural” e integração entre os povos.
Também são destaques da programação da Primavera dos Museus exibição de vídeos e jogos de astronomia.
Sua última edição aconteceu em setembro de 2008, com a proposta de refletir acerca do papel do museu frente ao diálogo intercultural, abrangendo o pluralismo de idéias, desenvolvimento humano e respeito às diferenças.
Informações: MC&T - Tel.: (71) 3371-0107 (ramal 221).
Pesquisa e Sustentabilidade

O Campus IX, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Barreiras, vai lançar até novembro de 2009, o primeiro número da sua nova ferramenta de divulgação de pesquisa e extensão universitária: a Revista Agroambiental.
A revista, que inicialmente será publicada em versão eletrônica, foi idealizada pelo diretor do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do campus, Joaquim Pedro Soares, e pelos coordenadores do Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupe), Fábio Cocozza e Cristiana Costa, e será aberta à participação de toda a comunidade acadêmica da universidade, que pode se cadastrar como autor no site da revista e enviar seus artigos científicos para seleção e publicação.
O objetivo, segundo Fábio Cocozza, é publicar o conhecimento científico produzido na UNEB sobre a área agroambiental, ocupando uma lacuna na disseminação das pesquisas da região.
“A Revista Agroambiental vai passar a ser o único veículo de comunicação científica do Oeste da Bahia. Iremos publicar os trabalhos produzidos sobre a região, focando em temas voltados para o desenvolvimento sustentável do Cerrado”, explica o Cocozza.
Além dos docentes da UNEB, o novo meio de comunicação conta com a colaboração - em seu corpo editorial - de professores-pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (Ufba), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade Federal do Pará(Ufpa) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Impacto ambiental
No Campus IX da UNEB, o curso de Agronomia vem desenvolvendo inúmeros projetos com foco para a biodiversidade da região Oeste, assim como para uma melhor utilização dos recursos vegetais do Cerrado.
Algumas pesquisas se destacam, como o Levantamento da flora, com potencial apícola, da Serra do Mimo, que indica espécies vegetais que podem ser utilizadas por produtores locais de forma equilibrada.
Fábio Cocozza destaca também o laboratório de sementes, que vem estudando os processos germinativos de espécies nativas do Cerrado, para a produção de mudas que deverão ser usadas em atividades de regeneração de áreas degradadas.
“A ideia é divulgar e estimular projetos que minimizem o impacto ambiental decorrente da ocupação humana desordenada, buscando um desenvolvimento que não incorra na perda da biodiversidade”, pontua Cocozza.
A Revista Agroambiental integra o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (Seer), do Instituto Brasileiro de Informação e Tecnologia (Ibict).
Na Bahia existem 37 revistas publicadas no formato Seer do Ibict, no entanto, com temas voltados para outras áreas. Ainda no estado, com temática semelhante à agroambiental, mas fora do formato da Seer, existe a revista Sitientibus: Série Ciências Biológicas, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
Informações: Nupe/Campus IX - Tel.: (77) 3611-3950.
I Simpósio de História Regional e Local
).jpg)
O Programa de Pós-Graduação em História Regional e Local (PPGHIS), vinculado ao Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus V da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Santo Antônio de Jesus, realiza, de 26 a 30 de outubro, o I Simpósio de História Regional e Local.
As inscrições para apresentação de trabalhos estão abertas até o dia 15 de setembro. Os participantes devem enviar o resumo do trabalho para o e-mail mestrado.simposio@hotmail.com, atentando para os prazos e normas.
As comunicações devem contemplar eixos temáticos como Religião e religiosidade; Ensino de história e educação; Estudos de gênero e poder; Estudos de trajetórias de populações afro-brasileiras; Estudos sobre populações ameríndias; e Estudos sobre cidade, cotidiano e modernidade.
Já os interessados em participar das atividades na condição de ouvintes têm até o dia 23 de outubro para se inscrever.
A participação no simpósio implica em investimento de R$50 para profissionais e R$25 para estudantes que participarem como ouvintes. Aqueles que desejarem participar com apresentação de trabalhos vão investir R$60, profissionais, e R$ 35, estudantes.
As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, através página oficial do simpósio, onde consta a ficha de inscrição e a forma de pagamento.
De acordo com Ana Maria Carvalho, professora do PPGHIS e umas das coordenadoras do simpósio, o objetivo do evento é congregar historiadores da Bahia e de outros estados que desenvolvem pesquisas em história regional e local para partilhar suas experiências e aprofundar as discussões sobre a temática.
“É uma oportunidade para estabelecer um espaço de diálogo entre os historiadores da UNEB e de outras universidades, com o intuito de promover a troca de experiências que permite mapear e ampliar os estudos nessa área”, explica Ana Maria.
A programação do simpósio congrega minicursos, conferências, mesas-redondas, comunicações coordenadas e apresentações culturais, com participação de pesquisadores de diversos estados. Destaque para a participação do conferencista José Barros, professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Ufrrj).
Informações: PPGHIS/Campus V - Tel.: (75) 3631-3465.
Os Santos Negros
ARTIGO
Rosa Egipcíaca: Uma Santa Africana no Brasil(1)
Rosa Maria Egipcíaca da Vera Cruz é certamente a mulher negra africana do século XVIII, tanto em África como na diáspora afro-americana e no Brasil, sobre quem se dispõe mais detalhes documentais sobre sua vida, sonhos, escritos e paixão. É a primeira afro-brasileira a ter escrito um livro, do qual restaram algumas páginas manuscritas. Dos seus 46 anos de fantástica existência, viveu 20 anos no Rio de Janeiro, primeiro de 1725 a 1733, quando foi vendida para as Minas Gerais, lá permanecendo por 18 anos seguidos, retornando à cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro em 1751 e aqui vivendo até 1763, quando é enviada presa para os Cárceres do Santo Ofício da Inquisição de Lisboa.
Foi considerada na época como "a maior santa do céu", a quem brancos, mulatos e negros, inclusive toda a família de seu ex-senhor e respeitáveis sacerdotes, adoravam de joelhos, beijando-lhe os pés, venerando suas relíquias, intitulando-a "a flor do Rio de Janeiro". Fundou o Recolhimento de Nossa Senhora do Parto, ocupado predominantemente por negras e mestiças, cuja capela, reformada, permanece até hoje no Centro desta cidade na rua da Assembléia. Melhor que ninguém, Rosa tipifica a riqueza e força do sincretismo religioso afro-católico-brasileiro. Todos os detalhes de sua vida encontram-se em três processos conservados na Torre do Tombo em Lisboa, divulgados no livro Rosa Egipcíaca: Uma Santa Africana no Brasil (Editora Bertrand, RJ, 1993, 750 páginas, Luiz Mott).
Para continuar lendo a respeito clique no arquivo em PDF Rosa Egipcíaca.pdf
Rosa Egipcíaca: Uma Santa Africana no Brasil(1)
Rosa Maria Egipcíaca da Vera Cruz é certamente a mulher negra africana do século XVIII, tanto em África como na diáspora afro-americana e no Brasil, sobre quem se dispõe mais detalhes documentais sobre sua vida, sonhos, escritos e paixão. É a primeira afro-brasileira a ter escrito um livro, do qual restaram algumas páginas manuscritas. Dos seus 46 anos de fantástica existência, viveu 20 anos no Rio de Janeiro, primeiro de 1725 a 1733, quando foi vendida para as Minas Gerais, lá permanecendo por 18 anos seguidos, retornando à cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro em 1751 e aqui vivendo até 1763, quando é enviada presa para os Cárceres do Santo Ofício da Inquisição de Lisboa.
Foi considerada na época como "a maior santa do céu", a quem brancos, mulatos e negros, inclusive toda a família de seu ex-senhor e respeitáveis sacerdotes, adoravam de joelhos, beijando-lhe os pés, venerando suas relíquias, intitulando-a "a flor do Rio de Janeiro". Fundou o Recolhimento de Nossa Senhora do Parto, ocupado predominantemente por negras e mestiças, cuja capela, reformada, permanece até hoje no Centro desta cidade na rua da Assembléia. Melhor que ninguém, Rosa tipifica a riqueza e força do sincretismo religioso afro-católico-brasileiro. Todos os detalhes de sua vida encontram-se em três processos conservados na Torre do Tombo em Lisboa, divulgados no livro Rosa Egipcíaca: Uma Santa Africana no Brasil (Editora Bertrand, RJ, 1993, 750 páginas, Luiz Mott).
Para continuar lendo a respeito clique no arquivo em PDF Rosa Egipcíaca.pdf
Seppir abre inscrições para colóquio internacional sobre História e Cultura Negra
Estão abertas até 10 de setembro as inscrições para o Colóquio Internacional: O Ensino da História e Cultura da África e da Diáspora. A participação é aberta a pesquisadores do tema, que deverão apresentar um resumo de seus trabalhos para prévia seleção. O Colóquio será realizado de 9 a 13 de novembro, em Brasília, e resulta de parceria entre a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e o Centro de Artes e Civilização Negras e Africanas (CACNA), vinculado ao Ministério da Cultura, Turismo e Orientação Nacional da Nigéria.
O evento consistirá em conferências, mesas-redondas, apresentação de pôsteres de experiências, além de artigos. O público é estimado em 150 pessoas, entre educadores, pedagogos, antropólogos, cineastas, linguistas, literatos, sociólogos, pesquisadores em tradição oral, especialistas em história africana e da diáspora.
O objetivo do Colóquio é aprofundar a compreensão da história africana e seus descendentes, além de fomentar o intercâmbio acadêmico em torno de iniciativas pedagógicas. Os interessados em participar devem encaminhar pesquisas ou experiências didáticas em desenvolvimento ou concluída, mas que apresentem os resultados alcançados, sejam parciais ou conclusivos.
Resgate histórico - Esta é a segunda edição do Colóquio Internacional, realizado inicialmente em novembro de 2008, no Rio de Janeiro, como forma de contribuição para a integração dos países da África e da Diáspora - termo que define a população de origem africana que se dispersou por outros continentes a partir do tráfico de escravos.
Ao promover o Colóquio, o Governo brasileiro dá mais um passo para o cumprimento da Lei 10.639/03, que institui no currículo oficial da Rede Nacional de Ensino, a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A iniciativa soma-se ainda a esforços mundiais para resgatar a história das populações de ascendência africana, ressaltando suas contribuições, não apenas demográfica, mas também sócio-política e cultural para a conjuntura histórica contemporânea.
Para mais informações clique aqui ou envie email para diaspora.africa@gmail.com
Fonte: Comunicação Social da SEPPIR /PR
O evento consistirá em conferências, mesas-redondas, apresentação de pôsteres de experiências, além de artigos. O público é estimado em 150 pessoas, entre educadores, pedagogos, antropólogos, cineastas, linguistas, literatos, sociólogos, pesquisadores em tradição oral, especialistas em história africana e da diáspora.
O objetivo do Colóquio é aprofundar a compreensão da história africana e seus descendentes, além de fomentar o intercâmbio acadêmico em torno de iniciativas pedagógicas. Os interessados em participar devem encaminhar pesquisas ou experiências didáticas em desenvolvimento ou concluída, mas que apresentem os resultados alcançados, sejam parciais ou conclusivos.
Resgate histórico - Esta é a segunda edição do Colóquio Internacional, realizado inicialmente em novembro de 2008, no Rio de Janeiro, como forma de contribuição para a integração dos países da África e da Diáspora - termo que define a população de origem africana que se dispersou por outros continentes a partir do tráfico de escravos.
Ao promover o Colóquio, o Governo brasileiro dá mais um passo para o cumprimento da Lei 10.639/03, que institui no currículo oficial da Rede Nacional de Ensino, a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A iniciativa soma-se ainda a esforços mundiais para resgatar a história das populações de ascendência africana, ressaltando suas contribuições, não apenas demográfica, mas também sócio-política e cultural para a conjuntura histórica contemporânea.
Para mais informações clique aqui ou envie email para diaspora.africa@gmail.com
Fonte: Comunicação Social da SEPPIR /PR
Assinar:
Postagens (Atom)

