NOVO CANAL DE TELEVISÃO CHEGA À BAHIA

TV Anísio Teixeira, é o novo canal de televisão que chega à Bahia dia 29 de abril, com lançamento no Palacete das Artes Rodin Bahia, iniciando a veiculação de parte da sua grade no dia 30. O projeto é do Instituto Anísio Teixeira em parceira com a TVE (IRDEB - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia).

Inspirado na TV Escola do Ministério da Educação, o veículo vai produzir conteúdo audiovisual educacional e fornecer material didático multimída para os professores e alunos da rede estadual da Educação. Assim, o Governo do Estado investiu R$ 4 milhões para a realização de 545 peças educacionais em 2010. A programação que será transmitida pela TVE e internet ficará disponível ainda no site da Secretaria Estadual de Educação, no Portal do Educador baiano e poderá ser utilizada pelos professores.

A TV Anísio Teixeira estará integrada ao Sistema Baiano de TVs Públicas, articulado pelo Irdeb, com uma grade que inclui programa de auditório, jornalismo especializado em Educação, documentários educativos, doc-dramas, reportagens especiais e campanhas educativas
Dentre as formas de difusão do conteúdo audiovisual educativo, destaca-se a transmissão, via satélite, para unidades escolares da rede pública de ensino.

Fonte:Tribuna da Bahia

EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SAUBARA


Visando capacitar a comunidade local, moradores professores, estudantes, pescadores, marisqueiras, barraqueiros e turistas, além de implantar uma estrutura de coleta seletiva de lixo, o município de Saubara, localizado no entorno da Baía de Todos os Santos, no Recôncavo Baiano, contará com o “Saubara Sustentável”.

O “Saubara Sustentável” é um projeto de educação ambiental com lançamento previsto para o dia 24 de abril, na Associação de Barraqueiros de Praia do município. O projeto é fruto de uma parceria entre a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e a Prefeitura local, e pretende despertar a população para a necessidade de práticas sustentáveis de preservação ambiental, contribuindo para a manutenção das belezas naturais da localidade.

(UEFS)

Bloco Cacique de Ramos é tombado como patrimônio cultural do Rio



O tradicional bloco carnavalesco Cacique de Ramos, que completa 50 anos em janeiro de 2011, foi tombado nesta quinta-feira (15) como Patrimônio Imaterial da Cidade do Rio de Janeiro. Segundo o governo estadual, a agremiação ganhou, ainda, a permissão de uso do terreno, que é da prefeitura, por mais 50 anos, e terá a sede reformada para que passe a funcionar como Centro Cultural.

O presidente da entidade, Ubirajara Felix do Nascimento, mais conhecido como “Bira”, disse que lutava desde o fim da década de 70 para que o bloco fosse tombado como patrimônio cultural.

“Atualmente estamos fechados para as obras, mas fazendo rodas de samba em lugares variados. É uma ótima oportunidade de levar o Cacique para outros locais”, disse Bira.

Segundo ele, nessa nova fase, a agremiação vai se dedicar a revelar talentos do samba: “Com esse projeto que transforma, formalmente, o Cacique de Ramos em Centro Cultural, vamos conquistar espaço em vários setores culturais, mas a nossa principal intenção é trabalhar cada vez mais com as crianças a fim de desenvolver a vocação do Cacique que é descobrir e formar talentos”, completou.

O bloco surgiu no bairro de Olaria, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Fundado em 20 de janeiro de 1961, é um dos mais tradicionais da cidade.

(Site do Cacique)

Cidades do interior da Bahia recebem investimentos em esporte


Na última sexta-feira (09/04), o governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), assinou quatro convênios com três municípios do interior para construção ou melhoria de equipamentos esportivos. Santo Amaro, Cardeal da Silva e Nova Viçosa foram as cidades beneficiadas. O governo vai investir
R$ 623.330,89 nessas ações. No mês passado, já tinham sido assinados cinco convênios, totalizando um investimento de R$ 1.047.599 em equipamentos esportivos de Água Fria, Banzaê, Varzedo, Ribeirão do Largo e Barra da Estiva.

O município de Santo Amaro será contemplado com uma rampa de skate, num investimento de R$ 18.397,89, e com a reforma do estádio de futebol, onde serão investidos R$ 222.869 na reforma do campo, sistema de irrigação, iluminação, alambrado e vestiário.
Já no município de Cardeal da Silva serão investidos R$ 123.339 na construção de uma quadra poliesportiva, com iluminação, arquibancada e alambrado. Em Nova Viçosa serão investidos R$ 258.725 na construção de alambrado e muro no estádio municipal.

O diretor-geral da Sudesb, Raimundo Nonato Tavares da Silva (Bobô), aproveitou para dar um recado aos prefeitos presentes, incentivando os projetos de iniciação esportiva. “É interessante que as prefeituras desenvolvam também ações esportivas nos equipamentos construídos ou reformados pelo governo, porque não adianta construir uma quadra em um distrito que demonstrou muito interesse na construção se depois ela ficar ociosa. Façam bons projetos de escolinhas de iniciação esportiva. Se a Sudesb entender que é importante para a cidade, vai apoiar”, explicou.

Fonte: Agecom.

Manguezais de Acupe vão ser repovoados com caranguejos



De acordo com o projeto, até o final da semana (8 a 13 de março), aproximadamente um milhão de filhotes de caranguejo (megalopas) foram lançados nos manguezais de Acupe, região do município de Santo Amaro, entre o Rio Paraguaçu e a Baía de Todos os Santos. Em pouco mais de dois anos este é o segundo repovoamento de caranguejos que é feito na região, pela Secretaria da Agricultura, irrigação e Reforma Agrária (Seagri), através da Bahia Pesca.

O trabalho é o primeiro que a Bahia Pesca faz sem qualquer tipo de parceria e a expectativa é que os megalopas atinjam a fase juvenil com pouco mais de um ano a partir da sua colocação nos mangues. Nos repovoamentos anteriores, feitos em 2008 e 2009 em Camamu e Acupe, o trabalho foi realizado em parceria com a ONG (Organização Não-Governamental) Grupo Integrado de Aqüicultura e Meio Ambiente (GIA), e Universidade Federal do Estado do Paraná.

Para o subgerente da Fazenda Oruabo, centro de pesquisa mantido pela Bahia Pesca, onde os caranguejos são cultivados, no município de Santo Amaro, além do repovoamento é feito um trabalho de conscientização ambiental junto às comunidades que vivem no entorno dos manguezais da região.

Os filhotes de caranguejos que estão sendo colocados agora nos manguezais, só podem ser capturados quando suas carapaças tiverem em torno de seis centímetros de espessura, medida permitida pela legislação do Ibama. Antes de serem postos nos manguezais, as fêmeas com ovos e as larvas do caranguejo são preservadas em tanques especiais, com a assistência de biólogos, para assegurar a reprodução e o repovoamento da espécie, com a liberação, posterior, em ambiente natural.

O caranguejo- Uçá (Ucides cordatus) é da família dos ocipodídeos. Tal espécie possui coloração dorsal verde-azulada e pernas vermelhas, sendo encontrada na maioria dos manguezais brasileiros. O animal tem como característica as patas carnudas, peludas e arroxeadas.Costuma viver em locais escavados nos manguezais e só pode ser visto quando a maré está baixa, quando sai em busca de alimentos. Na época do acasalamento e reprodução, a fêma do Uçá costuma sair da toca e caminhar vagarosamente pela área próxima ao manguezal, tornando-se presa fácil dos marisqueiros.

A captura do caranguejo-Uçá é regulamentada pela portaria do IBAMA: a de nº 1.208, de 22 de novembro de 1989, que estabelece tamanhos mínimos para a largura de carapaça na região Nordeste (4,5cm). A Lei nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998, Lei de Crimes Ambientais, prevê, em seus artigos de 30 a 40, multas e penas de prisão de até três anos para quem destruir ou danificar áreas de preservação permanente, categoria em que o habitat do caranguejo-uçá, o mangue, está incluído.

Informações: Bahia Pesca.

Escola pública poderá ter cadeira de rodas para alunos deficientes


Tramita na Câmara, o Projeto de Lei 6122/09, do deputado Roberto Alves (PTB-SP), apresentado em setembro de 2009, tornando obrigatório a disponibilização de cadeiras de roda em escolas públicas de todo o terrritório nacional, para uso, em suas dependências, dos alunos portadores de deficiência física.

De acordo com o Projeto, o órgão responsável pela aplicação da medida e punição pelo descumprimento, será indicado pelo Poder Executivo (estadual ou federal) responsável pela manutenção da escola. O objetivo é atender os alunos portadores de necessidades especiais matriculados na rede pública que, por dificuldades financeiras, não conseguem adquirir uma cadeira de rodas, afetando o rendimento escolar.


O projeto estabelece também que as cadeiras de rodas terão que ser disponibilizadas 180 dias após a publicação da lei, período para adaptação das escolas à nova norma.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Seguridade Social e Família; Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonre: Agência Câmara,01/2010

Salvador: 461 anos


Concebida para ser uma cidade-fortaleza, e assim resistir aos ataques de índios e corsários, proporcionando mais proteção e assegurando o domínio português, sua fundação em 1549 embora suscite alguma controvérsia no tocante à data de 29 de março, seguiu os padrões pré-estabelecidos do período. A sua topografia contribuiu para que o novo núcleo urbano idealizado pelos portugueses cumprisse com as suas finalidades iniciais.

Com os antigos habitantes, Diogo Álvares (Caramuru), seguido de Francisco Pereira Coutinho, fundador da Vila do Pereira, a região mantém até certo ponto um tímido nível de crescimento. A partir da chegada de Tomé de Sousa em 1549 por ordem do rei, a região adquire novos e importantes contornos.

Ao longo do tempo, Salvador sofreu profundas mudanças urbanísticas, mas conseguiu preservar o seu patrimônio cultural, entrando no século XXI transformada numa das metrópoles mais influentes do Brasil.

Cidade do São Salvador. Cidade do São Salvador da Bahia de Todos os Santos, capital e sede da administração colonial do Brasil até 1763. Também chamada de Bahia, "Capital da Alegria", "Roma Negra", ou simplesmente Salvador.

Salvador comemora 461 anos com música e dança


Salvador completa 461 anos nesta segunda-feira (29). A festa será realizada na Praça Castro Alves, região do Centro Histórico, a partir das 20h.

Apesar de ser uma segunda-feira, a expectativa é reunir mais de 50 mil pessoas na homenagem. A multidão vai dançar no ritmo do “Rebolation”, da banda Parangolé.

Salvador é a terceira maior cidade do país. A população chega perto dos três milhões de habitantes.

Fonte:G1.

Os Sete Pontos Mágicos de Salvador


Escolhidos por soteropolitanos e turistas de todo o mundo via internet, dentre os 14 locais pré-selecionados, os sete mais representativos pontos da capital baiana. A campanha foi lançada no Serviço de Atendimento ao Turista (Sat) da Bahiatursa, no Pelourinho em 2009, e a eleição ocorreu no mês de abril, no mesmo ano. O projeto objetivou iniciar um processo de revitalização e criação de novos roteiros turísticos para a capital baiana.
Disputaram os sete Pontos Mágicos de Salvador: Centro Histórico, Bonfim-Ribeira, Contorno-Comércio, Barra, Rio Vermelho, Campo Grande, Itapuã, Curuzu, Praia de Piatã, Praia de Stela Maris, Jardim de Alah, Baía de Todos os Santos, Dique do Tororó e Parque de Pituaçu.

Os vencedores:
Baía de todos os santos, Barra,Centro Histórico, Contorno - Comércio, Dique do Tororó,Itapuã - Abaeté, Península de Itapagipe.


Instituído o Dia Nacional do Historiador

A data escolhida remete ao nascimento do pernambucano Joaquim Nabuco, que exerceu várias atividades, entre elas a de diplomata, político e historiador. Além de ser um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. A Lei sancionada foi publicada no Diário Oficial da União.

LEI N 12.130, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009

Institui o Dia Nacional do Historiador, a ser celebrado anualmente no dia 19 de agosto.

O VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA , no exercício do cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1 É instituído o Dia Nacional do Historiador, a ser celebrado anualmente no dia 19 de agosto.

Art. 2 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 17 de dezembro de 2009; 188 da Independência e 121 da República.

JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA
João Luiz Silva Ferreira

Fontes: Revista Tema Livre.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L12130.htm

Regulamentação da Profissão de Historiador

Projeto que regulamenta profissão de historiador é aprovado na CAS

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) aprovou nesta quarta-feira (10) o PLS 368/09, projeto de lei que regulamenta a profissão de historiador. O autor da proposta é o senador Paulo Paim (PT-RS). O texto foi votado em decisão terminativa.

O relator da matéria, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), afirmou durante a votação desta quarta que "esse projeto não impede o desempenho da atividade de historiador por aqueles que o fazem por vontade própria ou vocação; apenas garante para os respectivos cargos públicos a exigência do diploma de historiador".

O projeto define que a profissão de historiador poderá ser exercida pelos diplomados em curso superior de graduação, mestrado ou doutorado em história. As atividades desse profissional são, de acordo com o projeto, o magistério; a organização de informações para publicações, exposições e eventos sobre temas históricos; o planejamento, a organização, a implantação e a direção de serviços de pesquisa histórica; o assessoramento para avaliação e seleção de documentos para fins de preservação; e a elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, laudos e trabalhos sobre temas históricos.

Em seu voto pela aprovação do projeto, Cristovam observa que, atualmente, a atividade do historiador não está mais restrita à sala de aula e que a presença desse profissional é cada vez mais requisitada pelos centros culturais, museus, assessoria e consultorias a empresas de publicidade, turismo e produtores de cinema, jornalismo e televisão. Por esse motivo, o relator se manifesta favoravelmente a que a profissão seja valorizada e reconhecida legalmente.

Turismólogo

Também foram aprovadas pela CAS as quatro emendas da Câmara ao projeto de lei que regulamenta a profissão de turismólogo. Essa proposta (que agora tramita no Senado como ECD 290/01) foi apresentada em 2001 pelo então senador Moreira Mendes. O relator das emendas na CAS foi o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC).


Fonte: http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=99942&codAplicativo=2&codEditoria=3

A Volta das Radionovelas


No dia 3 de março será lançado o Projeto Radionovela, cujo objetivo é reviver a trajetória de personagens que marcaram o cenário baiano. A transmissão do primeiro programa está prevista para o dia 8 deste mês.

Os temas serão abordados em quatro programas inéditos, com dez capítulos cada, abordando a vida de seis personagens. Outras Histórias do 2 de Julho – Maria Felipa, a Heroína Esquecida, Bimba e Pastinha –, Histórias Pitorescas da Capoeira na Bahia, Cosme de Farias e sua Participação na Vida Social e Política da Cidade do Salvador, e A Música e o Cordel do Recôncavo Baiano no Início do Século 20 – Assis Valente e Cuíca de Santo Amaro, são temas que certamente lembrarão também os bons tempos de um veículo singular.

O projeto venceu o Edital de Apoio à Produção de Programa Radiofônico de Radionovela, do Fundo de Cultura, sob a coordenação do Irdeb, e foi Proposto pela atriz Marília Castro e realizado pela Quatro Produções Artísticas.

Fonte: Agecom.

Lavagem do Bonfim: fé e devoção

Uma das mais tradicionais manifestações culturais da Bahia, a Lavagem do Bonfim antes realizada no interior do templo, atraiu mais uma vez milhares de fiés (dia 14), entre baianos e turistas. O sagrado e o profano, numa mistura de crenças que se manifesta publicamente há mais de 250 anos. Calcula-se o seu início entre os séculos XVIII e XIX, fruto de uma tradição portuguesa.



O culto ao Senhor Bom Jesus do Bonfim originou-se entre 1669-1670, em Setúbal, antiga cidade portuguesa. Consta que Uma mulher recolheu a imagem junto aos destroços de um navio que havia naufragado. A partir daí, foi erguida uma ermida sob a invocação do Anjo da Guarda. A imagem mostrou-se milagrosa, então, o local passou a ser chamado de Igreja do Senhor do Bonfim. Foi introduzido no Brasil em 1740, a partir da chegada do Capitão de Mar e Guerra Theodózio Rodrigues. Em 1745, ele traz uma réplica em cedro da imagem de Setúbal,sendo levada em abril daquele ano para a Igreja de Nossa Senhora da Penha de França, em Itapagipe. Na solenidade, foi fundada uma Irmandade de Devotos leigos, depois denominada Devoção do Senhor do Bonfim. 1746, ano em que se inicia a construção da igreja na colina sagrada, concluída em 24 de junho de 1754, sendo transladada a imagem da Capela da Penha para aquele local. Assim, até 1773, a Festa do Senhor do Bonfim foi celebrada no mês de junho, quando foi transferida para janeiro.

A proibição de trios elétricos não tira o brilho da festa, que se fortalece a cada ano, e vê crescer o número de eventos de camisa com diversas atrações locais e nacionais.

Na Igreja da Conceição da Praia, de onde partiu a caminhada, foi realizado um ato ecumênico celebrando o evento, onde rezou-se pela paz. Conforme divulgado pela imprensa, mais de 500 baianas puxaram o cortejo, que seguiu pelas ruas da cidade baixa para a Colina Sagrada até a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim.

Para os católicos, Senhor do Bonfim. Oxalá para os adeptos do candomblé, Santo, Orixá, uma união de fé e devoção, demonstração de um sincretismo religioso cada vez mais marcado pelo respeito e tolerância às diferenças.

(Clique nas imagens)


Fotos: Estadão/A Tarde.

Reciclagem: escola feita de jornal


Em Taiwan, o canadense John Lamorie e sua mulher, a taiuanesa Shelly Wu, construíram uma casa utilizando mais de uma tonelada de papel reciclado no condado de Pingtung. Os jornais velhos deram origem a uma pequena escola. Ele afirma que o próximo objetivo é construir uma pizzaria de papel.
Reciclar e transformar, o planeta agradece.

(Informações G1. Foto: Reuters)

Entrevista com Demétrio Magnoli - O pensamento racista e a discriminação racial na escola

Demétrio Magnoli, Sociólogo, professor, Doutor em Geografia Humana, aborda a questão do pensamento racista e a discriminação racial na escola, sinalizando como o assunto deve ser enfrentado. Vale a pena conferir. Assistir o vídeo.

Relatório sobre a Situação da População Mundial


Clique na imagem


O Intituto de Gestão das Águas e Clima (INGÀ)e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), lançam no dia 14 de dezembro o Relatório sobre a Situação da População Mundial 2009 "Enfrentando um Mundo em Transição: Mulheres, População e Clima".

Durante o evento serão empossados ainda os membros do Conselho das Águas e apresentado o Estudo sobre os Impactos das Mudanças Climáticas nos Recursos Hidrícos da Bahia.

Exposição Fotográfica - Convite



Clique e amplie

Exposição Internacional em Feira – O Mundo Maya em El Salvador


Ao iniciar o mês de dezembro (1), o Foyer do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo em Feira de Santana, abriu a Exposição O Mundo Maya em El Salvador, disponível ao público até o dia 11 deste mês, com a promoção do governo municipal através da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, em parceria com o Consulado Geral de El Salvador na Bahia.

Estão expostas 137 peças artesanais em materiais diversos. As peças em madeira, pedras, cerâmica e sobre penas, além de oito banners, retratam a riqueza cultural de um povo que povoou uma vasta região da América Central 1.800 anos antes de Cristo, e que hoje é formada por diferentes países. Existem ainda, mais duas mostras ocorrendo paralelamente. Uma em Toronto (Canadá), e outra em Barcelona (Espanha).


Com informações do Notícias da Bahia.

Governo assegura recursos do PAC das Cidades Históricas

Uma boa notícia para o Patrimônio Histórico: os recursos para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas estão assegurados, declarou o Ministro da Cultura Juca Ferreira. Todos os 173 municípios selecionados pelo governo serão beneficiados pelo projeto, que tem como meta desenvolver ações para integrar as cidades históricas ao plano de desenvolvimento brasileiro, além de evitar um processo de degradação e a perda da identidade cultural dessas localidades.

O ministro entende que a parceria entre governadores, prefeitos e proprietários é fundamental para o êxito das políticas implementadas. Ele ressalta que as análises serão feitas do conjunto, tendo em vista garantir a qualidade urbana de áreas públicas e privada.

Com informações da Agência Brasil.