SALVAR O PLANETA. É AGORA OU AGORA.








O planeta atravessa um momento crítico. A natureza agoniza em decorrência das implicações do desenvolvimento humano. Os ambientalistas do Greenpeace, preocupados com essa questão estão alertas. A campanha desenvolvida pelo grupo se fez presente em Salvador, abrindo uma das suas embarcações para o público nos dias 7 e 8 de março de 2009.

O greenpeace é uma organização não governamental e age em várias partes do mundo. Tem como princípio a independência das suas ações visando a proteção ambiental. É mantida através de doações de pessoas sensíveis à causa, dispensando o aporte financeiro de empresários e políticos.

Ancorado no Porto de Salvador, o Arctic Sunrise, um quebra gelo com casco redondo,é um dos três navios da sua frota, que conta ainda com um helicóptero nas operações.A tripulação é composta em média por 15 tripulantes permanentes e 15 voluntários. Os primeiros são substituídos a cada três meses, no voluntariado a permanência varia de acordo com a disponibilidade de cada um.

A embarcação é bem equipada, preparada para enfrentar os desafios de uma missão árdua: combater os desastres ecológicos e denunciar crimes ambientais nos seus mais diversos níveis. Ecosistemas estão em desequilíbio e certamente comprometerão também a espécie humana. Não foi projetada para ser veloz, mas resistente.Alcança 18 Km/h,porém, com a ajuda dos ventos e das marés chega aos 25 Km/h.

O evento foi importante para a organização, na medida em que certamente influenciou positivamente as pessoas que conheceram um pouco mais sobre o seu modus operandis. Significou o desejo de despertar mais a sociedade para as suas responsabilidades ambientais. A experiência de estabelecer contato visual e físico com tal estrutura, cinco botes,um heliporto onde a aeronave é içada a partir de guindastes nas laterais, equipamentos, etc., deve suscitar várias reflexões e apoio.

O acesso ao deck inferior revelou um espaço multifuncional, com isolamento térmico, onde foi exibido um vídeo. Utilizado também como área de lazer e espaço de trabalho para engenheiros e médicos. A campanha segue com outros eventos na cidade, seminário e caminhada.Os visitantes assinaram ainda uma petição que será enviada ao governo brasileiro.
O Greenpeace está fazendo a parte dele...

Fotografias: Ivan Marques.

Lei cria o Instituto Brasileiro de Museus - Ibram



O setor museológico ganha um forte aliado través da Lei 11.906, sancionada pelo Presidente Lula. A nova autarquia federal com sede em Brasília poderá ainda manter escritórios em outros estados.

Atrelada ao Ministério da Cultura, visa promover e impulsionar a área, no tocante à visitação, arrecadação, aquisição e preservação de acervos, além de estimular as relações entre essas instituições.

Com a medida, o Ibram assume as atribuições relacionadas aos direitos, deveres e obrigações que pertenciam ao Iphan, com os 28 museus federais. Outra boa notícia é que os municípios de pequeno porte poderão também ser contemplados com a criação desses espaços, já que apenas 20% deles possuem tais instituições.
A criação do Ibram abre 425 vagas que integram os cargos efetivos do Plano Especial de Cargos da Cultura, além de cargos em comissão e funções comissionadas, totalizando cerca de mil novos postos de trabalho.

Quem deseja ingressar na área pode escolher entre: analista I (139 vagas), técnico em assuntos culturais (176), técnico em assuntos educacionais (39). Para assistente técnico são 74 vagas, segundo o jornal A Tarde.

A imagem exibida refere-se às obras do artista plástico Bel Borba, expostas em um dos armazéns no porto de Salvador em 20/01/2009.Fotografia: Ivan Marques.