O Espaço Caixa Cultural em Salvador se abre para uma homenagem àquele que é tido como o maior capoeirista de todos os tempos: Manoel Henrique Pereira, um descendente de escravos que se tornou famoso em nível nacional, conhecido como Besouro Mangangá, ou Besouro Cordão de Ouro.
O Musical Carioca Besouro Cordão de Ouro, dirigido por João das Neves é composto na sua totalidade por atores negros, que dividem um cenário que materializa no palco uma roda de capoeira, e confere leveza a uma figura emblemática. Em cartaz de 08 a 10 de maio de 2009, segundo especialistas ficou, ficou entre os dez melhores de 2006.
Capoeirista Santamarense exímio, os relatos de suas façanhas são numerosos e curiosos. Uma lenda, um mito. Mas, sobretudo, um símbolo da capoeiragem presente no imaginário coletivo. Fala-se que ainda tocava violão e era compositor de chulas e sambas-de-roda, atribuindo-se a ele os versos: “Quando eu morrer / não quero choro nem vela / quero uma fita amarela / gravada com nome dela”. Besouro foi morto em oito de julho de 1924.
Minha Pobre Gente

É o título do livro do mais novo escritor Santamarense Valdir do Carmo, lançado em dezembro de 2008 em Santo Amaro, fruto de muita determinação e superação. Sobretudo quando se leva em conta as adversidades da sua infância e juventude. Certamente foram muitos os obstáculos, mas foram vencidos.
Uma obra de 140 páginas, onde, a tiragem inicial de 300 cópias esgotou-se rapidamente. Em breve mais exemplares estarão disponíveis,para a satisfação daqueles que torcem pelo sucesso do escritor e valorizam a boa leitura.
Pessoa simples, gente do povo. Trabalha com as letras com a mesma desenvoltura com que as suas mãos tratam as tesouras diariamente, ferramentas que contribuíram para a realização de um sonho. Valdir ensina uma lição de vida, àqueles que desejam se aventurar pelo mundo mágico da literatura. Pois escrever é uma arte, sobretudo em um país com carências educacionais profundas, e onde o surgimento de algo novo pode causar algum desconforto.
O certo é que a sua prosa poética é verdadeira. É a assimilação cotidiana, é o retrato do Brasil e da sua gente. Os seus versos abordam a temática social de forma profunda e consciente. São textos que apresentam um povo excluído, pessoas com dificuldade para ir à escola, gente que nem sequer existe oficialmente, que vive em casas de taipas, seres humanos que para driblar a fome se alimentam até da palma de gado. Enfim, possibilitam perceber os contrastes nacionais em toda a sua dimensão.
Ele afirma que um novo projeto já está em andamento e o seu próximo trabalho será lançado em breve.
Fotografia: Ivan Marques.
SALVAR O PLANETA. É AGORA OU AGORA.







O planeta atravessa um momento crítico. A natureza agoniza em decorrência das implicações do desenvolvimento humano. Os ambientalistas do Greenpeace, preocupados com essa questão estão alertas. A campanha desenvolvida pelo grupo se fez presente em Salvador, abrindo uma das suas embarcações para o público nos dias 7 e 8 de março de 2009.
O greenpeace é uma organização não governamental e age em várias partes do mundo. Tem como princípio a independência das suas ações visando a proteção ambiental. É mantida através de doações de pessoas sensíveis à causa, dispensando o aporte financeiro de empresários e políticos.
Ancorado no Porto de Salvador, o Arctic Sunrise, um quebra gelo com casco redondo,é um dos três navios da sua frota, que conta ainda com um helicóptero nas operações.A tripulação é composta em média por 15 tripulantes permanentes e 15 voluntários. Os primeiros são substituídos a cada três meses, no voluntariado a permanência varia de acordo com a disponibilidade de cada um.
A embarcação é bem equipada, preparada para enfrentar os desafios de uma missão árdua: combater os desastres ecológicos e denunciar crimes ambientais nos seus mais diversos níveis. Ecosistemas estão em desequilíbio e certamente comprometerão também a espécie humana. Não foi projetada para ser veloz, mas resistente.Alcança 18 Km/h,porém, com a ajuda dos ventos e das marés chega aos 25 Km/h.
O evento foi importante para a organização, na medida em que certamente influenciou positivamente as pessoas que conheceram um pouco mais sobre o seu modus operandis. Significou o desejo de despertar mais a sociedade para as suas responsabilidades ambientais. A experiência de estabelecer contato visual e físico com tal estrutura, cinco botes,um heliporto onde a aeronave é içada a partir de guindastes nas laterais, equipamentos, etc., deve suscitar várias reflexões e apoio.
O acesso ao deck inferior revelou um espaço multifuncional, com isolamento térmico, onde foi exibido um vídeo. Utilizado também como área de lazer e espaço de trabalho para engenheiros e médicos. A campanha segue com outros eventos na cidade, seminário e caminhada.Os visitantes assinaram ainda uma petição que será enviada ao governo brasileiro.
O Greenpeace está fazendo a parte dele...
Fotografias: Ivan Marques.
Lei cria o Instituto Brasileiro de Museus - Ibram

O setor museológico ganha um forte aliado través da Lei 11.906, sancionada pelo Presidente Lula. A nova autarquia federal com sede em Brasília poderá ainda manter escritórios em outros estados.
Atrelada ao Ministério da Cultura, visa promover e impulsionar a área, no tocante à visitação, arrecadação, aquisição e preservação de acervos, além de estimular as relações entre essas instituições.
Com a medida, o Ibram assume as atribuições relacionadas aos direitos, deveres e obrigações que pertenciam ao Iphan, com os 28 museus federais. Outra boa notícia é que os municípios de pequeno porte poderão também ser contemplados com a criação desses espaços, já que apenas 20% deles possuem tais instituições.
A criação do Ibram abre 425 vagas que integram os cargos efetivos do Plano Especial de Cargos da Cultura, além de cargos em comissão e funções comissionadas, totalizando cerca de mil novos postos de trabalho.
Quem deseja ingressar na área pode escolher entre: analista I (139 vagas), técnico em assuntos culturais (176), técnico em assuntos educacionais (39). Para assistente técnico são 74 vagas, segundo o jornal A Tarde.
A imagem exibida refere-se às obras do artista plástico Bel Borba, expostas em um dos armazéns no porto de Salvador em 20/01/2009.Fotografia: Ivan Marques.
Assinar:
Postagens (Atom)