Salvador: 461 anos


Concebida para ser uma cidade-fortaleza, e assim resistir aos ataques de índios e corsários, proporcionando mais proteção e assegurando o domínio português, sua fundação em 1549 embora suscite alguma controvérsia no tocante à data de 29 de março, seguiu os padrões pré-estabelecidos do período. A sua topografia contribuiu para que o novo núcleo urbano idealizado pelos portugueses cumprisse com as suas finalidades iniciais.

Com os antigos habitantes, Diogo Álvares (Caramuru), seguido de Francisco Pereira Coutinho, fundador da Vila do Pereira, a região mantém até certo ponto um tímido nível de crescimento. A partir da chegada de Tomé de Sousa em 1549 por ordem do rei, a região adquire novos e importantes contornos.

Ao longo do tempo, Salvador sofreu profundas mudanças urbanísticas, mas conseguiu preservar o seu patrimônio cultural, entrando no século XXI transformada numa das metrópoles mais influentes do Brasil.

Cidade do São Salvador. Cidade do São Salvador da Bahia de Todos os Santos, capital e sede da administração colonial do Brasil até 1763. Também chamada de Bahia, "Capital da Alegria", "Roma Negra", ou simplesmente Salvador.

Salvador comemora 461 anos com música e dança


Salvador completa 461 anos nesta segunda-feira (29). A festa será realizada na Praça Castro Alves, região do Centro Histórico, a partir das 20h.

Apesar de ser uma segunda-feira, a expectativa é reunir mais de 50 mil pessoas na homenagem. A multidão vai dançar no ritmo do “Rebolation”, da banda Parangolé.

Salvador é a terceira maior cidade do país. A população chega perto dos três milhões de habitantes.

Fonte:G1.

Os Sete Pontos Mágicos de Salvador


Escolhidos por soteropolitanos e turistas de todo o mundo via internet, dentre os 14 locais pré-selecionados, os sete mais representativos pontos da capital baiana. A campanha foi lançada no Serviço de Atendimento ao Turista (Sat) da Bahiatursa, no Pelourinho em 2009, e a eleição ocorreu no mês de abril, no mesmo ano. O projeto objetivou iniciar um processo de revitalização e criação de novos roteiros turísticos para a capital baiana.
Disputaram os sete Pontos Mágicos de Salvador: Centro Histórico, Bonfim-Ribeira, Contorno-Comércio, Barra, Rio Vermelho, Campo Grande, Itapuã, Curuzu, Praia de Piatã, Praia de Stela Maris, Jardim de Alah, Baía de Todos os Santos, Dique do Tororó e Parque de Pituaçu.

Os vencedores:
Baía de todos os santos, Barra,Centro Histórico, Contorno - Comércio, Dique do Tororó,Itapuã - Abaeté, Península de Itapagipe.


Instituído o Dia Nacional do Historiador

A data escolhida remete ao nascimento do pernambucano Joaquim Nabuco, que exerceu várias atividades, entre elas a de diplomata, político e historiador. Além de ser um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. A Lei sancionada foi publicada no Diário Oficial da União.

LEI N 12.130, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009

Institui o Dia Nacional do Historiador, a ser celebrado anualmente no dia 19 de agosto.

O VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA , no exercício do cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1 É instituído o Dia Nacional do Historiador, a ser celebrado anualmente no dia 19 de agosto.

Art. 2 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 17 de dezembro de 2009; 188 da Independência e 121 da República.

JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA
João Luiz Silva Ferreira

Fontes: Revista Tema Livre.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L12130.htm

Regulamentação da Profissão de Historiador

Projeto que regulamenta profissão de historiador é aprovado na CAS

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) aprovou nesta quarta-feira (10) o PLS 368/09, projeto de lei que regulamenta a profissão de historiador. O autor da proposta é o senador Paulo Paim (PT-RS). O texto foi votado em decisão terminativa.

O relator da matéria, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), afirmou durante a votação desta quarta que "esse projeto não impede o desempenho da atividade de historiador por aqueles que o fazem por vontade própria ou vocação; apenas garante para os respectivos cargos públicos a exigência do diploma de historiador".

O projeto define que a profissão de historiador poderá ser exercida pelos diplomados em curso superior de graduação, mestrado ou doutorado em história. As atividades desse profissional são, de acordo com o projeto, o magistério; a organização de informações para publicações, exposições e eventos sobre temas históricos; o planejamento, a organização, a implantação e a direção de serviços de pesquisa histórica; o assessoramento para avaliação e seleção de documentos para fins de preservação; e a elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, laudos e trabalhos sobre temas históricos.

Em seu voto pela aprovação do projeto, Cristovam observa que, atualmente, a atividade do historiador não está mais restrita à sala de aula e que a presença desse profissional é cada vez mais requisitada pelos centros culturais, museus, assessoria e consultorias a empresas de publicidade, turismo e produtores de cinema, jornalismo e televisão. Por esse motivo, o relator se manifesta favoravelmente a que a profissão seja valorizada e reconhecida legalmente.

Turismólogo

Também foram aprovadas pela CAS as quatro emendas da Câmara ao projeto de lei que regulamenta a profissão de turismólogo. Essa proposta (que agora tramita no Senado como ECD 290/01) foi apresentada em 2001 pelo então senador Moreira Mendes. O relator das emendas na CAS foi o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC).


Fonte: http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=99942&codAplicativo=2&codEditoria=3

A Volta das Radionovelas


No dia 3 de março será lançado o Projeto Radionovela, cujo objetivo é reviver a trajetória de personagens que marcaram o cenário baiano. A transmissão do primeiro programa está prevista para o dia 8 deste mês.

Os temas serão abordados em quatro programas inéditos, com dez capítulos cada, abordando a vida de seis personagens. Outras Histórias do 2 de Julho – Maria Felipa, a Heroína Esquecida, Bimba e Pastinha –, Histórias Pitorescas da Capoeira na Bahia, Cosme de Farias e sua Participação na Vida Social e Política da Cidade do Salvador, e A Música e o Cordel do Recôncavo Baiano no Início do Século 20 – Assis Valente e Cuíca de Santo Amaro, são temas que certamente lembrarão também os bons tempos de um veículo singular.

O projeto venceu o Edital de Apoio à Produção de Programa Radiofônico de Radionovela, do Fundo de Cultura, sob a coordenação do Irdeb, e foi Proposto pela atriz Marília Castro e realizado pela Quatro Produções Artísticas.

Fonte: Agecom.

Lavagem do Bonfim: fé e devoção

Uma das mais tradicionais manifestações culturais da Bahia, a Lavagem do Bonfim antes realizada no interior do templo, atraiu mais uma vez milhares de fiés (dia 14), entre baianos e turistas. O sagrado e o profano, numa mistura de crenças que se manifesta publicamente há mais de 250 anos. Calcula-se o seu início entre os séculos XVIII e XIX, fruto de uma tradição portuguesa.



O culto ao Senhor Bom Jesus do Bonfim originou-se entre 1669-1670, em Setúbal, antiga cidade portuguesa. Consta que Uma mulher recolheu a imagem junto aos destroços de um navio que havia naufragado. A partir daí, foi erguida uma ermida sob a invocação do Anjo da Guarda. A imagem mostrou-se milagrosa, então, o local passou a ser chamado de Igreja do Senhor do Bonfim. Foi introduzido no Brasil em 1740, a partir da chegada do Capitão de Mar e Guerra Theodózio Rodrigues. Em 1745, ele traz uma réplica em cedro da imagem de Setúbal,sendo levada em abril daquele ano para a Igreja de Nossa Senhora da Penha de França, em Itapagipe. Na solenidade, foi fundada uma Irmandade de Devotos leigos, depois denominada Devoção do Senhor do Bonfim. 1746, ano em que se inicia a construção da igreja na colina sagrada, concluída em 24 de junho de 1754, sendo transladada a imagem da Capela da Penha para aquele local. Assim, até 1773, a Festa do Senhor do Bonfim foi celebrada no mês de junho, quando foi transferida para janeiro.

A proibição de trios elétricos não tira o brilho da festa, que se fortalece a cada ano, e vê crescer o número de eventos de camisa com diversas atrações locais e nacionais.

Na Igreja da Conceição da Praia, de onde partiu a caminhada, foi realizado um ato ecumênico celebrando o evento, onde rezou-se pela paz. Conforme divulgado pela imprensa, mais de 500 baianas puxaram o cortejo, que seguiu pelas ruas da cidade baixa para a Colina Sagrada até a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim.

Para os católicos, Senhor do Bonfim. Oxalá para os adeptos do candomblé, Santo, Orixá, uma união de fé e devoção, demonstração de um sincretismo religioso cada vez mais marcado pelo respeito e tolerância às diferenças.

(Clique nas imagens)


Fotos: Estadão/A Tarde.

Reciclagem: escola feita de jornal


Em Taiwan, o canadense John Lamorie e sua mulher, a taiuanesa Shelly Wu, construíram uma casa utilizando mais de uma tonelada de papel reciclado no condado de Pingtung. Os jornais velhos deram origem a uma pequena escola. Ele afirma que o próximo objetivo é construir uma pizzaria de papel.
Reciclar e transformar, o planeta agradece.

(Informações G1. Foto: Reuters)

Entrevista com Demétrio Magnoli - O pensamento racista e a discriminação racial na escola

Demétrio Magnoli, Sociólogo, professor, Doutor em Geografia Humana, aborda a questão do pensamento racista e a discriminação racial na escola, sinalizando como o assunto deve ser enfrentado. Vale a pena conferir. Assistir o vídeo.

Relatório sobre a Situação da População Mundial


Clique na imagem


O Intituto de Gestão das Águas e Clima (INGÀ)e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), lançam no dia 14 de dezembro o Relatório sobre a Situação da População Mundial 2009 "Enfrentando um Mundo em Transição: Mulheres, População e Clima".

Durante o evento serão empossados ainda os membros do Conselho das Águas e apresentado o Estudo sobre os Impactos das Mudanças Climáticas nos Recursos Hidrícos da Bahia.

Exposição Fotográfica - Convite



Clique e amplie

Exposição Internacional em Feira – O Mundo Maya em El Salvador


Ao iniciar o mês de dezembro (1), o Foyer do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo em Feira de Santana, abriu a Exposição O Mundo Maya em El Salvador, disponível ao público até o dia 11 deste mês, com a promoção do governo municipal através da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, em parceria com o Consulado Geral de El Salvador na Bahia.

Estão expostas 137 peças artesanais em materiais diversos. As peças em madeira, pedras, cerâmica e sobre penas, além de oito banners, retratam a riqueza cultural de um povo que povoou uma vasta região da América Central 1.800 anos antes de Cristo, e que hoje é formada por diferentes países. Existem ainda, mais duas mostras ocorrendo paralelamente. Uma em Toronto (Canadá), e outra em Barcelona (Espanha).


Com informações do Notícias da Bahia.

Governo assegura recursos do PAC das Cidades Históricas

Uma boa notícia para o Patrimônio Histórico: os recursos para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas estão assegurados, declarou o Ministro da Cultura Juca Ferreira. Todos os 173 municípios selecionados pelo governo serão beneficiados pelo projeto, que tem como meta desenvolver ações para integrar as cidades históricas ao plano de desenvolvimento brasileiro, além de evitar um processo de degradação e a perda da identidade cultural dessas localidades.

O ministro entende que a parceria entre governadores, prefeitos e proprietários é fundamental para o êxito das políticas implementadas. Ele ressalta que as análises serão feitas do conjunto, tendo em vista garantir a qualidade urbana de áreas públicas e privada.

Com informações da Agência Brasil.

Pen drive I


O surgimento do pen drive, assim como outras invenções, seguiu padrões análogos. Ou seja, a partir de determinada experiência que poderia comprometer um objetivo específico. No caso do pen drive, o incidente quase desastre, foi protagonizado por um notebook que daria suporte a uma apresentação em Nova York em 1998 para um grupo de investidores, quando, na ocasião, o equipamento se negou temporariamente a funcionar.

O susto serviu para que o israelense Dov Moran, fundador da MSystems, uma empresa de chips de memória para celular, desenvolvesse o pequeno equipamento que revolucionaria o sistema de armazenagem de dados.

Entretanto, apesar da representatividade e importância do invento, a sua patente foi vendida à Sandisk em 2006 por US$ 1,6 bilhão. Os registros apontam como causa os abalos financeiros da empresa e a queda das ações da companhia.

Com informações e foto da Revista IstoÉ Dinheiro.

Pen drive II


O criador do pen drive recebeu aos 51 anos uma quantia que poderia significar a sua aposentadoria, entretanto, ele preferiu apostar na sua capacidade inventiva e decidiu criar um novo aparelho, que, segundo ele "será mais importante que o pen drive", diz.

Instalado num escritório perto da antiga empresa, Dov Moran conseguiu um aporte de US$ 100 milhões para lançar no mercado o seu mais novo invento, o Modu Phone, um minúsculo telefone de apenas 40 gramas que o "Guinness Book" define como o mais leve do mundo.

À primeira vista um telefone comun, porém, o seu diferencial está na customização, na sua capacidade de conversão operacional. O Modu Phone que ainda não é 3G, pode virar um tocador de música, semelhante ao iPod, ou até mesmo um porta-retrato digital, se adaptando às necessidades do cliente. Muito em breve chegará ao mercado brasileiro.

Com informações e foto da Revista IstoÉ Dinheiro.

Colóquio em Homenagem à Roberto DaMatta


Clique e amplie


Vale a pena conferir o excelente trabalho antropológico de Roberto DaMatta, Carnavais, Malandros e heróis, é uma obra que leva a uma reflexão profunda acerca do universo de uma das manifestações culturais mais populares do planeta, revelando toda a sua dimensão.

Bahia e França buscam soluções para economia da cultura - Seminário


Clique e amplie

Integrando as atividades do “Ano da França no Brasil”, a Bahia vai sediar um seminário internacional para discutir mecanismos de financiamento às atividades culturais e estratégias de desenvolvimento da Economia da Cultura no auditório do Sebrae em Salvador(Aflitos), com o Tema Economia da Cultura e as Políticas de Apoio às Indústrias Culturais. Além disso, buscarão ainda soluções para a rede audiovisual baiana. Entre os temas que serão debatidos estão as políticas de fomento ao audiovisual na França, o desenvolvimento das indústrias culturais face às novas tendências de consumo cultural e as políticas econômicas das industrias culturais francesas na era digital. Evento gratuito.

Elevador Lacerda tem passagem reajustada em duas etapas


A partir do dia 16 de novembro de 2009 os usuários pagarão mais caro para se deslocar entre a cidade baixa e a cidade alta. A passagem do Elevador Lacerda, um dos principais cartões-postais de Salvador, e que hoje custa R$ 0,05 vai ser reajustada para R$ 0,15 na primeira fase. O aumento vale também para os três planos inclinados: Pilar, Gonçalves e Liberdade-Calçada e foi anunciado pela Transalvador.

Um novo aumento já está previsto para o primeiro dia do mês de março de 2010. A nova tarifa será de R$ 0,25. A justificativa é de défict na manutenção e congelamento dos preços por 17 anos. É considerado a princípio um valor muito baixo, entretanto, o que chama a atenção é o percentual de 400% de reajuste no preço desse serviço, utilizado por cerca de 40 mil pessoas por dia.

O equipamento é um importante meio de transporte da cidade e muito usado por baianos e turistas. Foi inaugurado em 1872 com o nome de Elevador Hidráulico da Conceição da Praia, conhecido popularmente como Elevador Parafuso. Em 1896 foi renomeado em homenagem ao seu construtor Antonio Lacerda. Sua forma atual difere bastante da original. Medindo 72 metros de altura e possuindo duas torres, hoje funciona com quatro cabines, um aumento de 100% na sua capacidade.Foi tombado em 2006 pelo Iphan-Instittuto do patrimônio Histórico e Artístico Nacional.


Com informações de A Tarde

III Santo Antônio Negro: Cultura e Diversidade no Recôncavo da Bahia


Estão abertas as inscrições para participação e apresentação de trabalhos no III Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo da UFRB/III Santo Antônio Negro: Cultura e Diversidade No Recôncavo da Bahia que acontecerá de 18 a 21 de novembro de 2009, em Santo Antônio de Jesus-BA. O tema deste ano é Cultura e Diversidade No Recôncavo da Bahia. O evento tem o objetivo de reunir pessoas para analisar alternativas e caminhos para o estabelecimento de políticas efetivas de cidadania, de inclusão racial, social e econômica. A proposta visa fomentar discussões, reflexões e ações que se consolidarão como importante instrumento político e reivindicatório inerente à situação do negro e de outros grupos de cidadãos excluídos em nosso país. Haverá conferências, palestras, exposições-dialogadas, mesas-redondas, comunicações orais, oficinas, mini-cursos, e apresentações artístico-culturais.

Com informações da UFRB